Categories
Programação

Aprenda a usar o Git

Tutorial definitivo de Git, passo a passo.

Git, amado por quem sabe usar, odiado por quem não. Para o seu bem, aprenda a amá-lo!

O que é Git?

A explicação simples é: Git é um sistema para controlar mudanças em um código (fonte) durante o desenvolvimento de um software. Em termos mais técnicos, ele é um sistema de controle de versões.

Quando devo usar Git?

Sempre. Não há uma boa razão para não utilizá-lo, seja em um projeto pequeno onde só você é o programador, ou em um grande com uma equipe envolvida, de alguma forma ele irá facilitar o trabalho desde de que você saiba utilizá-lo! (é… a verdade dói mesmo! Mas até o final desse artigo vou te ajudar!)

Por que usar Git?

Um: para ter controle do que você fez

Quando você começa a programar em qualquer projeto, em especial um grande, é muito fácil esquecer das últimas alterações que fez, muitas vezes aquelas que trouxeram algum tipo de problema ao funcionamento do código.

Com o Git você consegue não só saber as mudanças que fez, mas quando e onde as fez.

Dois: para todos terem o controle de tudo

Agora pense em uma equipe com outros programadores além de você e centanas de arquivos sendo criados, difícil pensar nesse projeto dando certo sem uma ferramenta para organizar todo esse código. Imagine: pessoas criando o mesmo código de forma redundante (sem saber!), cada um com uma versão diferente do código total, e-mails e pendrives circulando com arquivinhos nomeados como versão1, versão1-a, versão1-b…

Acredite, é muito mais fácil aprender Git do que trabalhar nesse caos!


via GIPHY

Três: para sua carreira de programador

Hoje Git já é quase que obrigário para se trabalhar como programador na maioria das empresas, já no caso de trabalhar de forma remota Git é obrigatório, e em ambos os casos não saber essa tecnologia só vai ter fechar portas (é como eu digo… A verdade dói mesmo mas trás mudança!).

E então, vamos aprender Git?

Sim, quero aprender Git!

Não, programo em FORTRAN e não acho que Git seja útil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *